A história das Igrejas do centro de BH



7 de outubro de 2016 - Postado em: O Casamento

Basílica de Lourdes

Em 3 de maio de 1916 foi abençoada e lançada a pedra fundamental da futura Igreja de Lourdes e em 25 de dezembro de 1922 foi realizada a primeira missa com a Igreja ainda inacabada. Em 1923 a Igreja é inaugurada e em 1958 elevada a Basílica Menor pelo Papa Pio XII em bula lida por Dom João Resende Costa.
Lourdes é uma cidade localizada no sul da França. Em 1858, em uma gruta da cidade, Nossa Senhora apareceu 18 vezes a uma jovem de 14 anos – Bernadette Soubirous – que, anos mais tarde, seria canonizada pelo papa Pio XI como Santa Bernadete.
A palavra basílica é de origem grega, vem de basileus, que significa rei. Na antiga Pérsia, os reis recebiam seus súditos em grandes salas de audiência, denominadas basílicas. Estas salas também inspiraram a arquitetura dos templos cristãos.
Somente podem ser nomeadas “Basílicas” as igrejas que preenchem certos pré-requisitos de qualidade artística, centro de concentração e piedade popular.

014_album-de-casamento-casamento-casando-em-bh-fotografia-de-casamento-igreja-de-lourdes-noiva-vestido-de-noiva 022_album-de-casamento-casamento-casando-em-bh-fotografia-de-casamento-igreja-de-lourdes-noiva-vestido-de-noiva 024_album-de-casamento-casamento-casando-em-bh-fotografia-de-casamento-igreja-de-lourdes-noiva-vestido-de-noiva

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

Sua história teve início no século XVIII. Em 1709 o português Francisco Homem del Rey conseguiu autorização da Coroa, por meio de Cartas de Sesmarias, e se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do Oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa Francisco ergueu em suas terras uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la. Erguida na rota dos tropeiros que passavam pela região transportando as riquezas do interior do país, a igrejinha recebeu o nome de Nossa Senhora da Boa Viagem e passou a ser conhecida, também, como a padroeira dos viajantes.
Com o passar dos anos e a enorme devoção dos fiéis a capelinha ficou pequena para receber tanta gente e em seu lugar foi erguida uma igreja maior. Entretanto com a construção da nova capital houve a necessidade de ser erguer uma nova igreja – a atual Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem – a qual foi inaugurada em 1923, data em que a cidade de Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado.
Ela abriga um conjunto arquitetônico, em estilo neogótico, que, de tão belo, dá graça ao ambiente paisagístico e arquitetônico de Belo Horizonte. Ela tem um valor histórico, artístico e cultural que a torna um espaço de visitação e atração turística. O conjunto da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna.

18_casamento-wedding-dois-cliques-chacara-chiariluut-e-kakau-lopes-igreja-da-boa-vagem 25_casamento-wedding-dois-cliques-chacara-chiariluut-e-kakau-lopes-igreja-da-boa-vagem 31_casamento-wedding-dois-cliques-chacara-chiariluut-e-kakau-lopes-igreja-da-boa-vagem

Igreja de São José

A Paróquia São José foi criada em 27 de janeiro de 1900, por Dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos Missionários Redentoristas para o seu cuidado pastoral.
A pedra fundamental da igreja foi lançada em 20 de abril de 1902, começando a ser utilizada como matriz em 19 de março de 1904. Em 1910, foi construída a escadaria principal e, entre 1911 e 1912, realizou-se a pintura do seu interior.
Há mais de cem anos, é lugar privilegiado de religiosidade, cultura, manifestações e encontros na cidade de Belo Horizonte.

104 183 272

As informações acima são dos sites oficiais das igrejas.

:: Contatos ::
Basílica de Lourdes :: (31)3213-4656
Igreja São José :: (31) 3273-2988 | 3273-3498
Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem :: (31) 3222-2361

:: Fotos :: Dois Cliques Fotografia e Oswaldo Marra e Jane Magalhães

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Por

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.


Voltar ao topo