Exames Pré-Nupciais: cuidando da (futura) família – BH Casamentos | blog de casamento por Elaine Vale

Exames Pré-Nupciais: cuidando da (futura) família



20 de janeiro de 2013 - Postado em: Vida em Família

Um assunto muito importante e muito sério. Afinal, o que está em jogo é a saúde do casal e da família. Prevenção é a palavra-chave, pois evita quem ambos entrem na vida a dois correndo riscos à saúde de si e também dos bebês que pretendam ter no futuro.
 Existem esses exames para verificar a saúde do casal, e também existem exames específicos para o período de gravidez da mulher, em que o homem participa de maneira intensa e com exames próprios também.
São vários e importantes exames, tanto individuais quanto em comum. Da fase de conhecimento do casal e seu corpo, temos dentre as avaliações em comum as de sangue: hemograma (prevenir anemias e infecções), níveis de triglicérides, colesterol e as destinadas a detectar riscos de hepatites e doenças venéreas.
Nessa fase também existem exames para a mulher, como os referentes à ovulação e de clamídia, uma bactéria que pode causar transtornos para a mulher que queira engravidar.
Para um período de gestação mais tranquilo, são necessários exames individuais e em comum também. Para os homens, é muito importante fazer o espermograma, que consiste em verificar a qualidade e a capacidade fértil dos espermatozoides.
Para a mulher, indicam-se mais exames. Os principais são aqueles que detectam o quanto de proteção a futura mamãe tem contra a rubéola (muito perigosa para a gestação), a ultrassonografia pélvica e de tipagem sanguínea (que, de acordo com a combinação do casal, exigirá que a mulher tome vacinas durante a gestação).
Em comum, ainda existe o exame de cariótipo, que avalia os cromossomos de ambos e previne riscos de má formação do bebê. É mais indicado para o casal que já teve problemas com aborto ou tem parentes com problemas genéticos.
Olhando assim, parece um caminho longo e tortuoso. Mas não deixem de fazê-los. Afinal, é a saúde do ser mais precioso do mundo (seu neném) de que estamos falando. A boa saúde dos pequenos vale esse esforço, não é mesmo?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Por
Tags:

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.


Voltar ao topo