Guia de Bolos :: Naked Cake



24 de abril de 2014 - Postado em: Bolos e Doces

A Ana Cristina, da Bolos da Ana, resolveu postar em seu blog um guia sobre os diversos tipos de bolos que podem ser feitos para um casamento e eventos em geral.

Fui ler como ela tinha feito a primeira explicação sobre o naked cake e gostei muito. É super esclarecedora no que postou. Então, claro que fui pedir autorização para reproduzir aqui para que nossos leitores também pudessem tirar as diversas dúvidas na hora de escolher seu bolo.

Confiram:

“Há algum tempo quero escrever, explicar (meu lado professora aflorando) e também postar várias fotos dos bolos de casamento que fizemos nos últimos anos. Vou começar pelos naked cakes, campeões de pedidos.

É um modelo desafiador, pois é todo verdadeiro, nada de andares de isopor. É possível ver os recheios e há necessidade de simetria (largura e altura dos andares). A decoração também não pode pecar pelo excesso e esconder todo o bolo. Frutas e flores devem ser colocadas uma a uma, observando-se novamente o tamanho e simetria.

Sempre me perguntam sobre a montagem e decoração dos bolos grandes e altos e respondo que faço no local, pois, na minha opinião, o maior ponto crítico da confecção de bolos é o transporte. Levando os andares desmontados, não há possibilidade de acidentes.

Sobre o sabor, sempre ressalto a importância de degustar/provar antes de escolher. Dependendo da técnica utilizada o bolo fica seco. E nada mais decepcionante que um bolo lindo e sem gosto, aquele monte de pratinhos com bolo sobrando. O ideal é utilizar calda molhando todas as camadas de massa e dividir cada andar em, pelo menos, 4 camadas de bolo e 3 camadas de recheio generoso.

Ainda sobre o tópico do sabor, recheios e caldas com menos açúcar e mesclando com frutas ácidas e chocolate com maior teor de cacau, são muito gostosos e não saturam o paladar. Utilizo sempre a fava e o extrato da fava de baunilha, que dão um toque especial (e sabor muito diferente das essências artificiais). A compota é feita apenas com frutas frescas (morangos, framboesas, amoras e mirtilos) e pouco açúcar, fica levemente ácida e combina perfeitamente com a baunilha, limão siciliano, chocolate belga, amêndoas etc. Não uso nenhum tipo de conservante ou emulsificante artificial, pois acredito que, além de não serem saudáveis, prejudicam o sabor. Na minha cozinha também não entram cremes de gorduras vegetais (o tal do chantilly vegetal, que de chantilly não tem nada), pelo mesmo motivo.

Escolhi fotos com diversos sabores e tipos de decoração, pois o naked cake é muito versátil e combina com qualquer tipo de recepção e horário. Tem um apelo muito forte pois é todo verdadeiro (o cheiro é delicioso) e os convidados ficam loucos para provar e repetir!”

bolosdaana 3 andares naked

O primeiro bolo é a nossa versão do “red velvet cake” com massa vermelha e recheios também de frutas vermelhas, o segundo leva a groselha, fruta muito delicada (que infelizmente só é encontrada em setembro e dezembro) e o terceiro leva essa frutinha amarela, a physalis (encontrada praticamente o ano todo).

bolosdaana 3 andares naked 2

Os três acima, também decorados com frutas vermelhas. Normalmente morangos, mirtilos (blueberry) e um tipo de framboesa ou amora são encontrados o ano todo. As cerejas são encontradas em julho e no final do ano. Estes foram recheados com o nosso campeão de pedidos, cada andar leva uma camada de compota de frutas vermelhas, creme de limão siciliano e creme de fava de baunilha.

bolosdaana naked rosas

Os naked também ficam lindos com flores, acima 3 modelos com rosas, sendo que o segundo teve massa e recheio de chocolate belga.

bolosdaana naked rosas 2

Rosas de cores mais fortes também ficam lindas!

bolosdaana naked margaridas

As margaridas e flores secas dão leveza quando misturadas às frutas.

bolosdaana naked flores2

O primeiro bolo leva flores comestíveis (são encontradas em poucos meses do ano) e o segundo as clássicas rosas brancas e o terceiro com astromélias roxas.

bolosdaana naked orquídeas

As orquídeas também ficam lindas mescladas com frutas vermelhas!

bolosdaana naked chocolate

bolosdaana naked flores

Conheça mais sobre os Bolos da Ana em nosso Guia de Fornecedores clicando aqui.

Como observação, Ana coloca que os bolos de 3 andares normalmente pesam de 12 a 15 kgs e servem de 250 a 400 pessoas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Por
Tags:

5 Comentários

  1. […] postamos aqui uma parte do Guia de Bolos que a Ana Cristina da Bolos da Ana está fazendo com dicas mais que […]

  2. Amelia Cordeiro disse:

    orçamento de bolo de casamento

    • Elaine disse:

      Olá Amélia!
      Tudo bem??
      O BH Casamentos é um site com dicas, inspirações e muita informação sobre o grande dia. Não é um site de fornecedor.
      Para ajudar os noivos de BH e região a encontrar os fornecedores de seu casamento, foi criado um Guia que pode te auxiliar no que procura. Acesse http://bhcasamentos.com.br/fornecedores/
      Abraços,
      Elaine

  3. Diana maria disse:

    Quero um bolo igual a esses como eu faço…

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.


Voltar ao topo