O traje ideal do noivo – BH Casamentos | blog de casamento por Elaine Vale

O traje ideal do noivo



4 de setembro de 2012 - Postado em: Noivo , Traje

Realmente, a expressão “traje ideal” é um chavão. Neste espaço em que falo sobre detalhes do lado masculino do casamento, evitarei ao máximo estabelecer expressões como sempre, nunca ou obrigatório. Isso não impede que já se estabeleçamos aqui a total impropriedade de se usar meia branca ou gravatas de desenhos animados em um casamento tradicional…

O correto sempre é o bom senso, a noção de que não estamos falando de qualquer festa, e sim do casamento do noivo. O homem, no tocante a roupa, gosta principalmente de se sentir confortável… nada de roupas muito justas(a não ser que seja um adepto de vestimentas a la cantor sertanejo).

Dentro do quesito bom senso, também se inclui detalhes como a cor (e nesse caso não se restringe a esta ou outra). Pode-se em vez de cor, se considerar como mais adequada à tonalidade do terno, do fraque ou do meio-fraque. Para os casamentos que são marcados no horário da manhã ou tarde, indica-se (não se obriga, quero sempre lembrar que a escolha é “sempre do noivo” – com váriosss palpites da noiva) cores mais claras, como o bege, cinza ou azul marinho. Para a cerimônia noturna, faz-se mais adequado os tons mais escuros, como o grafite e o preto (vale também o velho estilo “mafioso” – combinação total com a cor preta).

Como apenas foi citado de passagem, volto a falar do tipo de traje. Basicamente são de três tipos: o terno, o meio-fraque e o fraque. O brasileiro se notabilizou pelo estilo meio-fraque, não comum em outros países. Nele, há a combinação do estilo fraque, mas o paletó tem formato diferente, onde a frente é na medida tradicional, mas a parte de trás é mais alongada nas pontas. Apesar disso, a maioria dos noivos opta pelo tradicional terno, em que a única sugestão é que seja bem escolhido, com um bom corte e comprado ou alugado em uma boa loja (não é necessário recordar de que estamos falando de casamento, né?). Por fim o fraque, este normalmente escolhido em casamentos muito tradicionais, onde uma formalidade acima da média é observada na cerimônia. Usado com boa dose de critério, é uma escolha que faz o noivo realmente se destacar dos demais convidados.


alguns desses trajes no desfile do estilista Ricardo Almeida
Nas minhas pesquisas, vi bastante gente dizendo que o smoking não é um traje muito adequado para casamento. Percebi, entretanto, o crescente uso do smoking italiano, e quero dar um testemunho pessoal: foi o que escolhi para o meu casamento. O próprio alfaiate da loja de roupas me sugeriu, e quando fiz a prova tive a certeza que era a roupa ideal, por ser sóbria, elegante e muito, muito confortável.
Roupa de casamento para os homens não é nenhuma novela, tanto para escolher, como para pagar e, principalmente, na hora de se vestir para ir ao altar.


minha entrada com minha mãe
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Por
Tags:

12 Comentários

  1. Pri disse:

    Quantas opções lindas para trajes masculinos!
    Amei as dicas e fiquei muito feliz com sua visita lá no blog viu?

    Beijos

  2. Assim como acontece com o vestido de noiva, tem de vários modelos e cada noiva tem seu estilo, com o noivo acontece a mesma coisa! meu marido quis me fazer uma surpresa e não me deixou ver o traje dele antes!! Só na hora do casamento..rsrs…

    Beijoss!!

  3. Kathe disse:

    Ainda bem que pelo menos pra alguém a coisa é mais fácil hauahauha
    Adoro flor na lapela!

    Beijos!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

  4. Daiana disse:

    Ramiro, muito bacana seu post!

  5. Cris disse:

    Muito bom o seu post…
    Bjs

  6. Nilmara disse:

    Este Blog bem que poderia existir desde de 2005, acho que eu teria feito muito mais bonito no meu casamento. Eu e meu marido éramos tao “largados” para estes detalhes, lembro que escolhemos o terno dele numa promocao e, hoje, vendo fotos, acho que parece mais um saco. Mas enfim, vivendo e aprendendo, pena que a cerimônia de casamento só ocorre uma vez e nao dá para corrigir erros. Mas enfim, nem por isso deixou de ser uma data muito especial na minha vida.

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.


Voltar ao topo