Carregando..
guia de fornecedores
ou

O traje ideal do noivo

NoivoTraje
O traje ideal do noivo

Realmente, a expressão “traje ideal” é um chavão. Neste espaço em que falo sobre detalhes do lado masculino do casamento, evitarei ao máximo estabelecer expressões como sempre, nunca ou obrigatório. Isso não impede que já se estabeleçamos aqui a total impropriedade de se usar meia branca ou gravatas de desenhos animados em um casamento tradicional…

O correto sempre é o bom senso, a noção de que não estamos falando de qualquer festa, e sim do casamento do noivo. O homem, no tocante a roupa, gosta principalmente de se sentir confortável… nada de roupas muito justas(a não ser que seja um adepto de vestimentas a la cantor sertanejo).

Dentro do quesito bom senso, também se inclui detalhes como a cor (e nesse caso não se restringe a esta ou outra). Pode-se em vez de cor, se considerar como mais adequada à tonalidade do terno, do fraque ou do meio-fraque. Para os casamentos que são marcados no horário da manhã ou tarde, indica-se (não se obriga, quero sempre lembrar que a escolha é “sempre do noivo” – com váriosss palpites da noiva) cores mais claras, como o bege, cinza ou azul marinho. Para a cerimônia noturna, faz-se mais adequado os tons mais escuros, como o grafite e o preto (vale também o velho estilo “mafioso” – combinação total com a cor preta).

Como apenas foi citado de passagem, volto a falar do tipo de traje. Basicamente são de três tipos: o terno, o meio-fraque e o fraque. O brasileiro se notabilizou pelo estilo meio-fraque, não comum em outros países. Nele, há a combinação do estilo fraque, mas o paletó tem formato diferente, onde a frente é na medida tradicional, mas a parte de trás é mais alongada nas pontas. Apesar disso, a maioria dos noivos opta pelo tradicional terno, em que a única sugestão é que seja bem escolhido, com um bom corte e comprado ou alugado em uma boa loja (não é necessário recordar de que estamos falando de casamento, né?). Por fim o fraque, este normalmente escolhido em casamentos muito tradicionais, onde uma formalidade acima da média é observada na cerimônia. Usado com boa dose de critério, é uma escolha que faz o noivo realmente se destacar dos demais convidados.


alguns desses trajes no desfile do estilista Ricardo Almeida
Nas minhas pesquisas, vi bastante gente dizendo que o smoking não é um traje muito adequado para casamento. Percebi, entretanto, o crescente uso do smoking italiano, e quero dar um testemunho pessoal: foi o que escolhi para o meu casamento. O próprio alfaiate da loja de roupas me sugeriu, e quando fiz a prova tive a certeza que era a roupa ideal, por ser sóbria, elegante e muito, muito confortável.
Roupa de casamento para os homens não é nenhuma novela, tanto para escolher, como para pagar e, principalmente, na hora de se vestir para ir ao altar.


minha entrada com minha mãe

voltar ao topo