Tendências para a fotografia de casamento



29 de maio de 2014 - Postado em: Dicas , Fotografia

É muito bom quando um fornecedor vem nos ajudar no blog dando dicas que, com certeza, vão ajudar e muito os noivos.

Hoje o fotógrafo Leonardo Zanforlin conta pra gente as tendências na fotografia de casamento.

Vale conferir!

“A fotografia de casamento passou por uma revolução nos últimos anos. Com a chegada da fotografia digital, as possibilidade artísticas e criativas se multiplicaram. A nossa foto hoje não é (nem deve ser) igual ao álbum dos nossos pais.

Hoje se evita a foto posada, do estilo “ei fotógrafo, faz uma foto nossa?” e procura-se captar os momentos de emoção pura e natural que tornarão a fotografia única e especial.

Assim, o termo “Fotojornalismo de casamento” surgiu. Mas o que significa? Fotojornalismo de casamento nada mais é do que registrar o que acontece diante da câmera, mas sem influência na ação. Assim, o que acontecerá em um casamento será captado de forma natural e harmoniosa, sem manipulação do fotógrafo para tentar captar uma imagem. Quando o produto final (as fotos) são mostradas, os noivos lembrarão dos momentos maravilhosos que viveram, e não da pose que o fotógrafo pediu para que a foto fosse feita.

Com todas essas possibilidades, o fotógrafo também deixou de ser o cara com uma câmera grande e que tira fotos com aquele flash que te deixa cego. Passou a ser o cara que estuda luz, composição, artes e técnicas fotográficas para registrar artisticamente e de um modo que você nunca imaginaria toda a emoção do momento. O objetivo é surpreender e levar a emoção vivida toda a vez que as fotos forem vistas. E claro, celebrar o momento!

Com a certeza de que o casamento é um momento único na vida das pessoas, criaram-se novas tendências para registrar não só o casamento, mas também o que acontece antes e depois do mesmo. Hoje, além da recepção, temos o pré-casamento, making of (noivos se arrumando para o casamento), cerimônia, recepção e até pós-casamento.

img1

Pré casamento

As sessões de pré-casamento tendem a retratar os ainda então noivos como eles realmente são.

- Engagement
Geralmente a sessão fotográfica se faz em local externo ou então em uma locação que realmente é parte da vida dos noivos. Hoje evita-se as famosas fotos de estúdio. Não que elas não sejam ruins, mas apenas porque não retratam como é o casal em sua intimidade, e sim as poses que o fotógrafo pediu. Lembre da última foto de estúdio que você fez. Foi emocionante? Você lembra da foto? A fotografia de noivado, ou engagement, é feita geralmente alguns meses antes do casamento. É um dia maravilhoso, onde o casal irá trocar confidências, sorrisos, emoções e curtir realmente o momento da sessão. É ótimo para compor o produto final de toda a fotografia do casamento e é um dia que com certeza ficará na memória dos noivos.

img2

- Save the date
O save the date, em tradução livre “salve essa data”, ou “reserve essa data”, é uma forma de dizer aos seus convidados que eles terão um compromisso no dia especificado: o seu casamento. Portanto, eles deverão reservar esse dia apenas para vocês. Mas porque não fazer isso de uma maneira delicada e criativa? Uma sessão pode ser feita utilizando esse conceito, onde na foto aparecerá uma referência à data do seu casamento. Assim, você pode enviar essa foto pelas redes sociais, pelo e-mail ou então imprimir e levar pessoalmente para os mais chegados.

img3

Pós-casamento

Antigamente, a única sessão de pós-casamento que os noivos tinham era aquela na porta da igreja com os familiares. As fotos não retratavam nada além das pessoas que foram no seu casamento. Mas o casamento é um momento dos noivos, que estão formando uma nova família, e não só dos convidados. Assim foram criadas as sessões fotográficas pós-casamento.

- Trash the dress
O trash the dress é uma sessão onde os noivos se vestem novamente com roupas do casamento (ou roupas que criam alusão à roupa do casamento) e literalmente se esbaldam no chão, nas cachoeiras ou no mar. Ou simplesmente fazem o que gostam de fazer com as roupas do casamento, sem ligar se elas são chiques ou não. A sessão é divertidíssima e é um momento de interação entre o casal. O vestido pode ser alugado (os locais de aluguel de vestidos tem alguns reservados especialmente para isso) ou então um simples e bonito vestido branco. Ah, o trash the dress também pode ser feito antes do casamento, no mesmo dia do Engagement/Save the date citado acima!

img4

- Lua de mel
Por que não fotografar a sua lua de mel e ter lembranças únicas do momento maior de intimidade do casal? Existem vários fotógrafos intitulados Destination Wedding Photographer, ou seja, eles vão fotografar aonde você quiser. Se você for passar a sua lua de mel numa praia paradisíaca ou em Paris, porque não registrar profissionalmente sua passagem por lá? É claro que você não vai ficar por conta do fotógrafo durante toda a sua viagem. A sessão geralmente dura duas ou três horas entre um ou dois dias, e então o seu fotógrafo irá embora e deixará você curtir a sua lua-de-mel.

- Bônus: Fotografia pós-núpcias (ou day-after)
É isso mesmo. O seu fotógrafo chegará na manhã seguinte do seu casamento, logo após a noite de núpcias, para registrar o momento em que vocês acordarão, tomarão o banho e então partirão para a viagem. Parece estranho? Bom, confesso que não é uma sessão para todos. Mas podem render fotos sensuais do casal lindíssimas. Se você é do tipo que gosta de ensaios artísticos e sensuais, porque não fazê-los num dia inesquecível como esse?

img5

Recapitulando…

O que procurar na fotografia de casamento:
- Fotos artísticas, de qualidade;
- Fotógrafos inovadores e criativos;
- Divertir e recordar das sessões pré ou pós-casamento;
- Álbum de qualidade e durável.
Assim você vai realmente ter vontade de rever o seu álbum de casamento depois de 5, 10, 15, ou muito mais anos.

O que NÃO procurar:
- Fotos posadas;
- Excesso de fotos em família;
- Mais do mesmo;
- Fechar fotografia olhando apenas preço.
Senão o seu álbum correrá o sério risco de guardar poeira no armário.

Procure algo que atenda dentro do seu orçamento, pois o álbum de casamento, passada a fase de planejamento e o momento em si, é o que trará de volta a emoção vivida no seu momento e será o produto final de todo um processo de preparação para o grande dia!

img6

Essas são as dicas das tendências fotográficas. Espero que vocês gostem!”

Fotografias de Leonardo Zanforlin, Zeto Teloken e Ton Fortes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Por

Deixe seu comentário



*Obrigatório. O email não será publicado.


Voltar ao topo